“… Por Dom Afonso Niehues, arcebispo metropolitano de Florianópolis, … aos que este nosso decreto virem, saudação, paz e benção em Nosso Senhor Jesus Cristo. Fazemos saber que, atendendo ao desejo dos fiéis e tendo ouvido os pareceres do Conselho Presbiteral, … havemos por bem erigir, criar e constituir … a Paróquia São Judas Tadeu…”. Estas foram as primeiras palavras, do decreto lido aos fiéis presentes na missa do dia 20 de fevereiro de 1983.
Nascia a Paróquia São Judas Tadeu, em Barreiros – São José, contando com uma “Igreja física” ainda em construção, mas, com uma “Igreja espiritual” consolidada na fé.
Os primeiros passos desta comunidade na doutrina cristã foram orientados pelo Pe. Daniel Poels SSCC (vigário auxiliar da Paróquia Sagrados Corações), até a data em que, desmembrada da Paróquia Sagrados Corações, esta comunidade foi elevada a Paróquia, passando a ser composta pela Igreja-Matriz de São Judas Tadeu e por uma Capela, a de Nossa Senhora do Rosário, no bairro Alto-Roçado; sendo provida de pároco próprio, nomeado no mesmo dia da criação, o Pe. Gregório Petry SSCC.
Neste início de caminhada, nossa paróquia contou com o serviço dos Diáconos Américo Silveira D’Ávila e Bertilo Hoor, das Religiosas da Congregação Servas de Maria Reparadoras e de diversos leigos, que deram o melhor de si para fazer acontecer o Reino de Deus no meio do nosso povo.